Clique nas imagens para ampliar
O RECONDICIONAMENTO DE FREIO DE CAMINHÃO PERMITE PROLONGAR A VIDA ÚTIL DO SISTEMA DE SEGURANÇA
Naturalmente, o sistema de freios de todos os tipos de veículo sofre desgastes. Ou seja, uma hora ou outra, os discos, as pastilhas, as pinças, as lonas, os tambores e o fluido terão que sofrer reparos ou ser substituídos fazendo o recondicionamento de freio de caminhão é possível realizar estes reparos. Contudo, vários fatores interferem no tempo de vida útil do sistema. Os principais são:
- Distância diária percorrida pelo veículo;
- Tipo de terreno (mais acidentado, menos acidentado);
- Tempo de congestionamento;
- Estilo de direção do motorista.
Segundo as orientações do Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi-Brasil), a troca das pastilhas de freio deve ser feita quando o componente apresentar espessura menor que 2mm. Isso porque, a partir dessa medida, a capacidade de frenagem do veículo acaba comprometida, pois, além da falta de atrito, os materiais metálicos (discos e pinças) começam a entrar em contato, causando ainda mais danos.
A HORA DA TROCA DE PASTILHAS É UM BOM MOMENTO PARA VERIFICAR SE É NECESSÁRIO REALIZAR O RECONDICIONAMENTO DE FREIO DE CAMINHÃO
Nem todos os componentes do sistema de frenagem precisam ser trocados. Tudo irá depender, é claro, do estado em que os demais componentes se encontram, mas, em alguns casos, é possível fazer o recondicionamento de freio de caminhão, ou seja, um processo de recuperação do “estado original” dos discos e pinças.
Parar uma carreta por alguns dias é algo que pode impactar diretamente no bolso do condutor ou do dono da frota. Por isso, nada melhor do que aproveitar o momento da troca das pastilhas para conferir o estado do disco e das pinças e saber se é necessário fazer o recondicionamento de freio de caminhão.
No caso dos discos, por exemplo, o recondicionamento de freio de caminhão só é permitido se espessura da peça ainda estiver dentro do limite previsto pela Cesvi-Brasil, entretanto, caso o componente esteja empenado ou superaquecido, o recondicionamento de freio de caminhão não é permitido.
IMPERIAL FREIOS REALIZA O RECONDICIONAMENTO DE FREIO DE CAMINHÃO
No mercado de manutenção e recondicionamento de freios de caminhão e ônibus desde 1999, a Imperial Freios conta com os mais modernos equipamentos originais e uma área dedicada à manutenção de caminhões, que integram o espaço físico de 800 m².
Para saber mais sobre Recondicionamento de freio de caminhão
Ligue para 11 3591-4676 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!