Clique nas imagens para ampliar
MOTORISTAS DEVEM FICAR ATENTOS AOS SINAIS DE DESGASTE DA CUÍCA DE FREIO DE CAMINHÃO
Os profissionais que dirigem caminhões pelas estradas afora sabem que com o sistema de freio não se brinca. O menor sinal de desgaste, já indica que algo está errado e precisa ser revisto.
Localizada nos eixos traseiros e dianteiros dos automóveis, a cuíca de freio de caminhão é responsável por manter a carreta em repouso. Também conhecida como cilindro ou atuadores, a cuíca de freio de caminhão possui um sistema de molas que se comunica com a lona, sapata e com o tambor.
Enquanto o veículo se movimenta pelas ruas, avenidas e estradas brasileiras, ele pressuriza e comprime a mola da cuíca de freio de caminhão, que, ao ser liberada quando o motorista trava o freio de mão, a mola descomprime, gerando a força necessária para parar o caminhão.
NEGLIGENCIAR OS SINAIS DE DESGASTE DA CUÍCA DE FREIO DE CAMINHÃO PODE CAUSAR ACIDENTES
Investir na manutenção preventiva dos dispositivos de segurança dos veículos, sobretudo os pesados, é agir com consciência, afinal, em uma estrada onde a velocidade dos automóveis é mais alta tudo acontece muito rápido e os segundos ganhos em uma frenagem de emergência podem evitar acidentes graves.
Por isso, ninguém melhor do que o próprio motorista para identificar problemas no sistema de frenagem. Neste caso, é necessário ficar atento às principais indicações que os componentes - como a cuíca de freio de caminhão - apresentam quando não estão em perfeito estado de funcionamento. São eles:
- Se na hora da frenagem o veículo tende a “puxar” para um lado;
- A presença de ruídos na hora de frear;
- Vazamento de ar na hora que acionada;
- Mau funcionamento freio de mão;
- Rodas do veículo esquentando.
COMO INSTALAR A CUÍCA DE FREIO DE CAMINHÃO DE MANEIRA CORRETA?
Caso algum dos sinais acima seja detectado na cuíca de freio de caminhão, o caminhoneiro deve procurar uma oficina mecânica especializada na manutenção de freios automotivos de caminhões e ônibus, assim como a Imperial Freios, que possui mais de 20 anos de tradição na manutenção e no recondicionamento de freio de caminhão e ônibus.
Localizada em Osasco, a empresa conta com uma estrutura física de 800 m², que integra um amplo espaço dedicado exclusivamente à manutenção de caminhão. A Imperial Freios está equipada com equipamentos originais e de alta qualidade.
Para saber mais sobre Cuíca de freio de caminhão
Ligue para 11 3591-4676 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!